A obter dados...
"Alvor é autêntica pela sua cultura, seus costumes, sua história, mas principalmente pelas pessoas que a integram porque é equilibrio".
"Alvor é equilíbrio porque oferece a quem nos visita toda a sua essência, mantendo a sua autenticidade e revelando todo o seu dinamismo".
"Alvor é essencial para a sua necessidade de estar entre a natureza onde a vila está inserida de forma única e completa porque é equilibrio".
Em suma: "Alvor é equilibrio, essência, autêntica, dinâmica".
Esta é a base da nova marca da Vila de Alvor.
Em 2019, os alunos de Design de Comunicação do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) apresentaram as suas propostas para a criação de uma nova marca para Alvor.
"Este desafio foi-nos colocado pela Junta de Freguesia de Alvor, na pessoa do seu presidente Ivo Carvalho, no âmbito de uma prática pedagógica ativa que chamamos D-Project", explica a professora Susana Leonor."
"Não pretendíamos repensar apenas a imagem, vulgarmente conhecida como logotipo, mas sim ir um pouco mais além na construção da marca Alvor e passar uma visão de médio longo-prazo", explica Ivo Carvalho. Então, conta o presidente da Junta, "lançámos o desafio ao ISMAT, já nosso parceiro noutras iniciativas" e, "a partir daí, foi ver abraçar o projeto e chegar ao dia 'D'. Foi realmente interessante assistir à criação de um laboratório na Junta de Freguesia e acompanhar todo o processo de criação e desenvolvimento das propostas até ao resultado final".
Muitas horas intensivas de trabalho que permitiram aos alunos saírem da sala de aula e trabalharem em contexto real. "Todos os alunos, durante esta semana intensiva, demonstraram grande empenho e motivação, foram para o terreno observar e dialogar com os cidadãos, souberam vivenciar a vila, trabalharam em equipa e colaboração, integraram conhecimentos anteriores e usaram a sua criatividade coletiva para responder com talento do desafio que lhes foi colocado", explica a professora Susana Leonor.
O D-Project deu frutos e nasceu a marca Alvor. Assim, frisa a docente do ISMAT, o ponto comum da proposta vencedora foi "a identificação do território de Alvor como equilibrio". Um equilibrio natural e harmonioso entre: o seu lado mais essencial que reflete a natureza pura da ria, da praia e da biodiversidade que a rodeia; o seu lado mais autêntico que reflete a cultura, a vivência e as histórias tão próprias de Alvor e o seu lado mais dinâmico que reflete a vida, o divertimento e a aventura que os que a visitam procuram", sublinha ainda.
A proposta final da marca Alvor resultou da integração/combinação entre duas propostas apresentadas durante a semana do D-Project por dois grupos diferentes, mas que claramente se complementavam entre si. O projeto idealizado pelos alunos Carlotta Carvalho, Rodolfo Rodrigues, António Boto, Camila Teran e Inês Costa foi apresentado a 26 de Março, e olteve o consenso do júri, composto pelos professores do curso de Design do ISMAT, pelo executivo da Junta de Freguesia de Alvor e os convidados do A-LAB: os arquitetos Inês Almeida e Luís Fonseca.
Para Inês Almeida e Luís Fonseca, "a marca de um território é a memória que esse lugar nos deixa, mas ainda mais, a sua capacidade em nos fazer sonhar. Alvor tem essa capacidade de nos agarrar por uma hora, por um dia, por meses, por anos ou por uma vida.
Alvor já é um cantinho único não só na região, como no Sul da Europa e daqui para o mundo. Alvor não precisa de ser inventada, o seu desafio é ser valorizada, é posicionar-se de modo a irradiar novas sinergias para todo o município. É marcar-se". "Orgulhamo-nos de ter contribuido para este projeto-piloto, enquanto testemunho do cruzar dos recursos locais transdisciplinares em beneficio do municipio e da região", sublinha lnês Almeida.
Uma semana intensa, de imersão total, que contou também com a participação e colaboração ativa dos arquitetos Inês e Luis.
"Enquanto interessados na criação de uma nova marca Alvor, partilharam com os nossos alunos a forma como posicionam e projetam o seu atelier A-LAB de 'Alvor para o Mundo', alicerçado em argumentos visuais muito bem construidos de como Alvor pode ser, nos dias de hoje, um centro de conhecimento e criatividade", frisa a professora Susana Leonor.
"A conexão virtual que vivemos, em conjunto com a capacidade de mobilidade 'de e para' qualquer ponto do mundo, permite trabalhar a partir de Alvor e responder a qualquer desafio de qualquer ciente em qualquer origem. Mas a Inês e o Luís trouxeram também a sua própria experiência pessoal, como cidadãos, que escolheram vir Alvor para obterem qualidade de vida e bem-estar para si e para a sua família e como o seu projeto e empresa atrai colaboradores de várias nacionalidades a vir trabalhar no mundo em Alvor", acrescenta ainda a docente de Design de Comunicação do ISMAT.
A marca Alvor nasceu do equilibrio, está em andamento e será o primeiro de muitos projetos destes jovens designers. Uma experiência única dizem eles: "O desafio que nos foi proposto para a nova identidade visual da marca Alvor foi uma experiência muito estimulante a nível de trabalho de equipa entre os vários anos curriculares. Forneceu-nos a capacidade de comunicar melhor não só entre nós, mas também com o contexto de um caso real, o que nos permitiu ter uma noção real da atividade de designer no futuro".
Publicado por: Freguesia de Alvor
Última atualização: 10-01-2026